Cuidado com alguns livros que estão dispostos no Kindle Unlimited, pois são verdadeiras armadilhas. Alguns chegam a ser fraudes explícitas:

"O Sistema Fácil de 7 Passos Para Escrever Seu Primeiro Livro em 27 Dias: O Guia Completo do Iniciante Para se Tornar um Autor Conhecido em Semanas!"

Ou

"Como escrever um livro em 5 dias"

A insegurança ou dúvida natural que incide sobre o escritor no momento de escrever as primeiras linhas, ou mesmo a falácia da inspiração, podem levar à síndrome da página em branco. Também há distrações correndo por fora: Internet, jornais, livros, cinema, vida social e familiar. Mas, sem dúvida, o maior desafio para o escritor brasileiro é escrever nas horas em que não está trabalhando.

Sim, escrever no Brasil só pode ser considerado um trabalho oficial para uns poucos agraciados. A maioria terá que ter um trabalho oficial para sobreviver e, só nas horas vagas, arrumar tempo para escrever. Então, para superar todos os obstáculos enunciados é preciso muita, mas muita disciplina mesmo.

Uma frase como essa é genérica e muito ampla para responder qualquer coisa. Mas, foi digitando essa pergunta em um buscador da internet que começou o meu processo para escrever minha primeira ficção.

Então, para dar minha contribuição para aqueles que, como eu, iniciaram essa caminhada completamente às cegas, vou apresentar meu caminho. Com erros e acertos; dicas interessantes de autores que escreveram sobre a arte da escrita; e, como evitar alguns charlatões também. Algo que, se eu tivesse encontrado, teria não apenas abreviado o caminho, mas também teria sido menos tortuoso.

 

 

Quem busca ficção policial em outros países sabe que não é paranoia. Basta observar o espaço destinado à literatura policial lá e por aqui. Ou verificar a quantidade de prêmios e conferências nessa área na Europa ou Estados Unidos. Desconfio que os que não apreciam esse gênero já virão com uma resposta na ponta da língua: não é desprezo, mas a baixa qualidade da referida literatura! Como a boa e a má literatura estão presentes em todos os gêneros, talvez seja melhor buscar outra explicação.

Últimas Publicações

Novidades