Cuidado com alguns livros que estão dispostos no Kindle Unlimited, pois são verdadeiras armadilhas. Alguns chegam a ser fraudes explícitas:

"O Sistema Fácil de 7 Passos Para Escrever Seu Primeiro Livro em 27 Dias: O Guia Completo do Iniciante Para se Tornar um Autor Conhecido em Semanas!"

Ou

"Como escrever um livro em 5 dias"

Outros exigem um olhar mais apurado: "Os segredos do Best-Seller"  ou "Como escrever livros de sucesso" ("segredos" ou "sucesso" que, inexplicavelmente, os autores fizeram questão de não seguir ou alcançar).

Mas há fraudes ainda mais sutis. O sujeito faz "livros" para o que em um mercado honesto ou minimamente ético seriam capítulos (muito superficiais). Então você encontra o mesmo autor com diversos livros: "a arte de fazer capas"; "os hábitos do autor..."; "A estrutura do livro..."; "marketing para autores independentes ficarem ricos"...

Por mais que alguém de bom-senso diga que ninguém compraria qualquer das aberrações acima, a realidade demonstra o contrário. A fragilidade emocional do escritor que está começando é de dar pena. Óbvio que só li um ou outro para poder escrever este artigo!

Para piorar, ainda há autores renomados e sérios que publicam livros ou artigos fora do Brasil, sem muito apelo comercial, e as editoras brasileiras dão uma "maquiagem" no título para parecerem o que eles não são: "O segredo da escrita, segundo..." (Na verdade o dito autor escreveu sobre os livros que gostou na adolescência...).

Enfim, não está nada fácil... Mas, há livros bons e sérios que podem ajudar o escritor iniciante. Muitas vezes, esses livros estarão lado a lado, na "gôndola digital", com as porcarias citadas. Vou indicar dois, más há outros muito bons que pretendo citar em outro momento.

O primeiro é Sobre a escrita: a arte em memórias (Stephen King). Embora não seja um fã do gênero terror e nunca tenha lido um livro de ficção dele (estou com Misery e O iluminado na fila) confesso que adorei este livro em que ele fala, principalmente, da sua história e seus métodos como escritor, além de dar dicas para quem está começando. (E-book na Amazon: 27,90)

O segundo é Santa Adrenalina: um guia para quem quer escrever thrillers (Cláudia Lemes). Além de excelente autora de thrillers, também apresenta workshops sobre escrita. O livro é bastante curto e você poderá ler em até duas horas. Mas valerá a pena cada minuto! É um guia para ser consultado muitas vezes. (E-book na Amazon por 6,99).