Uma frase como essa é genérica e muito ampla para responder qualquer coisa. Mas, foi digitando essa pergunta em um buscador da internet que começou o meu processo para escrever minha primeira ficção.

Então, para dar minha contribuição para aqueles que, como eu, iniciaram essa caminhada completamente às cegas, vou apresentar meu caminho. Com erros e acertos; dicas interessantes de autores que escreveram sobre a arte da escrita; e, como evitar alguns charlatões também. Algo que, se eu tivesse encontrado, teria não apenas abreviado o caminho, mas também teria sido menos tortuoso.

Como falo da minha experiência pessoal como escritor de primeira viagem, não preciso preocupar-me em parecer pretensioso de querer ensinar alguém a escrever, tampouco, inescrupuloso, ao usar um título que não corresponda ao conteúdo. Quem tiver a curiosidade de saber como alguém sem qualquer prática, familiaridade ou formação literária, começou a escrever seu primeiro romance e, por incrível que pareça, foi finalista de um prêmio literário, pode seguir a leitura tranquilo. Já adianto que não há segredos, nem caminho fácil. Mas, como verá nas postagens seguintes, é possível!