Já encontrei esse conselho em alguns "manuais de escrita" ou "conselhos" de escritores consagrados. Embora pareça uma dica muito usada e pouco útil diante dos "segredos" que esperamos descobrir, é, na verdade, a informação mais útil para a pergunta que dá título a este artigo. Jamais haverá um escritor onde não há um ávido leitor!

"Posso ser direto? Se você não tem tempo de ler, não tem tempo (nem ferramentas) para escrever. Simples assim."

Stephen King - Sobre a escrita 

A boa notícia é que você não precisa ter sido um leitor de toda uma vida (nem precisa ter começado a escrever poesias aos 11 anos). Pode ter começado tarde, como eu. Mas tem que ter começado.

Entretanto, para que funcione, esse hábito de leitura deve ser cultivado diariamente e com um olhar mais curioso do que quem apenas se diverte envolvido com uma história. Claro que não deve perder o prazer da leitura, mas também é preciso refletir sobre como o autor está fazendo essa narrativa, quais artifícios usa para envolver os leitores...

É preciso ler os livros de referência. Eles não ganharam o direito de sobreviver ao tempo por acaso. Eles têm muito a ensinar a um escritor. E, outra informação óbvia: ler os livros de referência da área em que você pretende escrever.

Imagine o ato de desbastar um bloco rochoso. É possível fazer isso apenas com uma pedra rígida, mas, suponha que cada bom livro que você lê, equivale a uma ferramenta de brinde, para ajudar a esculpir a rocha. Cos esses acessórios extras seu trabalho não apenas será facilitado, como o resultado ficará muito mais interessante.

Não vou gastar ainda mais tempo insistindo no óbvio, mas quanto mais lemos (e escrevemos, claro!), mais nos apoderamos de palavras e sinais que nos ajudarão a expressar o que temos para dizer Às vezes, quando estou escrevendo, surpreendo-me com palavras ou expressões que nunca imaginei que pudessem estar dentro da minha cabeça, mas elas surgem como uma fonte. Eu fico imaginando que na cabeça de quem leu muito, as palavras jorram; correm como os rios.

Já leu algo hoje?!?!?!?!